O melhor conteúdo é aquele que consegue ser visto, anote isso.
Pense bem, com o crescimento do mercado digital e das interações desenvolvidas através das redes sociais, o fluxo de movimentação e postagens, que já era grande, tende a se tornar cada vez maior. Nesse sentido, se destacar se torna um desafio cada vez mais decisivo.
A originalidade se torna ouro, o alcance e o engajamento nem se fala! Conquistar a atenção do usuário por um tempo e consegui com que ele interaja com o conteúdo é desafio das empresas de grande e pequeno porte.
Até os maiores players do mercado estão disputando pela mesma coisa e precisam aprender maneiras eficientes de se fazer isso.
Logo, você que está começando ou pretende investir mais no digital, deve estar sempre um passo à frente e buscar maneiras de alcançar esse destaque. Por isso, separamos 5 passos para você se diferenciar no Instagram e não ser apenas mais do mesmo.
1. Fique atento ao apelo visual
Embora o Instagram tenha mudado bastante nos últimos anos, algo ainda segue se mantendo firme e forte, que é necessidade de um apelo visual na plataforma, ou seja, as pessoas se importam muito com as cores, com as imagens, com a qualidade delas.
O Instagram é muito imagético, assim como foi feito para interações breves e instantâneas.
Então, não tem jeito melhor de começar do que investindo tempo em encontrar o melhor estilo para chamar a atenção do seu público, trabalhando nas cores e até mesmo em um padrão de postagens.
Ganhe o seu seguidor pelos olhos! Afinal, a primeira parte do conteúdo que vemos, é a imagem.
2. Tome cuidado com os termos técnicos!
Embora a plataforma comporte textos grandes, ela não foi feita para esse estilo de conteúdo. Lembre-se que tudo dentro da rede social é feito para ser dinâmico e de fácil acesso, ou seja, nada de textos longos e termos muito complexos!
Uma das chaves para o crescimento nas redes sociais é saber transformar até o assunto mais técnico em algo fácil e rápido de ser digerido. Então, comece a repensar o seu estilo de comunicação digital.
3. Use o poder das histórias
Há muito tempo já se foi provado que os humanos associam melhores as informações quando contadas em forma de história, construindo uma narrativa, como por exemplo, nas metáforas.
Com o seu perfil, não pode ser diferente. Pense que o seu Instagram é como um livro aberto, onde ali dentro deverá ser contada alguma narrativa, alguma história. Hoje em dia, a conexão é mais importante para a marca do que qualquer outra coisa.
Se apropriando do que chamamos de Storytelling, é possível criar um vínculo e mostrar o motivo da sua história ser única.
4. Humanize o seu perfil
Mesmo no ato das compras, as pessoas se conectam com aquilo que elas se identificam, assim gerando um sentimento de empatia. Além de também levar em conta a coerência da mensagem que você passa.
Por isso, fuja de engessar sua marca, mostre a história por trás, os desafios, os dias difíceis, os bastidores e faça com que seus seguidores comemorem com você em cada conquista, criando um vínculo cada vez maior.
Afinal, ninguém quer seguir um robô.
5. Junte entretenimento com informação
Assim como as pessoas sentem quando um conteúdo está pesado demais, cheio de informações, elas também sabem quando um conteúdo é vazio de sentido, sem nada a acrescentar.
Logo, a saída de qualquer criador de conteúdo/marca é conseguir juntar os dois, tanto a informação de qualidade quanto o entretenimento, afinal, se o seu seguidor não estiver se entretendo, ele certamente não continuará a te seguir.
Procure novos jeitos e novas linguagens para se dizer o que os outros estão dizendo, esse é um dos pilares da originalidade.
Unindo tudo à sua estratégia
Tendo as principais dicas ao seu alcance, é hora de colocar tudo em prática e montar sua estratégia única de conteúdo. Sabendo disso, alguns investimentos irão te auxiliar durante o caminho, aumentando suas chances de ser visto.
Unindo os conteúdos aos parceiros facilitadores, é possível criar uma estratégia arrasadora e nunca mais passar despercebido no meio da infinidade de conteúdos diários.