Os profissionais de marketing modernos aprenderam que o processo de compra é uma jornada, e os consumidores avançam por um processo que a indústria chamou de ‘Jornada do Comprador’ ou ‘Jornada de Compras’
A jornada do comprador é uma estrutura que reconhece a progressão do comprador por meio de um processo de pesquisa e decisão que culmina em uma compra.
A primeira coisa a saber sobre a jornada de um comprador é que ela pode variar de um setor para outro. Por exemplo, existem diferenças em como os compradores B2B chegam a uma decisão de compra e como os compradores B2C o fazem.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada em como podem ser os estágios da jornada do comprador para uma empresa de varejo B2C:
Ao aplicar a estrutura da jornada do comprador ao conteúdo, os profissionais de marketing podem criar conteúdo que mapeia o estágio da jornada do comprador em que o consumidor se encontra. Os profissionais de marketing podem criar conteúdo direcionado projetado para mover os clientes através da jornada do comprador e para uma venda bem-sucedida.
Vamos aplicar isso a um exemplo. John é um engenheiro de software ocupado que raramente tem tempo para fazer uma varredura completa em seu apartamento. Vamos acompanhá-lo em sua jornada de comprador que leva ao Acme iRobot, um robô aspirador de pó.
Palco |
Objetivo de Conteúdo |
Desenvolver interesse | Avise João que o acúmulo de poeira em uma casa pode ser desagradável e causar problemas de saúde. |
Coleta de informações | Dê a João mais informações sobre o problema, como a correlação entre certos problemas de saúde e o acúmulo de poeira domiciliar |
Opções de busca | Informe João sobre as possíveis soluções para o problema, como agendar uma limpeza regular ou tecnologia avançada. |
Tome uma decisão de compra | Ajude João a perceber o valor de escolher um Produto em vez de soluções alternativas e escolher o seu Produto em vez de fornecedores alternativos. |
Se a escolha do seu produto foi bem-sucedida, seu conteúdo conduziu João durante o processo de compra. Primeiro alertou sobre um problema, depois as soluções para o problema e finalmente o ajudou a justificar a compra do produto.
Para começar a mapear seu conteúdo para a jornada do comprador do seu setor: