Saber como ganhar seguidores no Instagram é o primeiro passo para aumentar a sua popularidade nessa rede social. Pensando nisso, separamos para você 10 técnicas incríveis e mais uma dica bônus para alavancar seu negócio com publicações no Instagram.
Sua empresa possui recursos de imagem e vídeo com capacidade de aumentar seu alcance digital? Se a reposta for sim, saiba que o Instagram é um dos principais meios para sua estratégia de marketing digital. Isso porque ela é uma das mídias sociais que mais cresceu nos últimos anos, alcançando números incríveis:
Todas as estatísticas acima comprovam que o público consome muito conteúdo nessa rede social. Contudo as empresas, sabendo disso, já elaboram estratégias nelas. Consequentemente, quem deseja se destacar, precisará adquirir mais seguidores qualificados, isto é, que acompanham e interagem com sua marca.
Ficou curioso sobre o assunto e deseja finalmente saber como ganhar seguidores no Instagram? Leia este artigo até o final e comece hoje mesmo a bombar a sua rede social.
Uma empresa que deseja criar uma forte identidade no atual mercado digital e, assim, obter os melhores resultados, precisa investir em uma boa estratégia para aumentar o alcance das suas ações de marketing.
Então, se você optar pelo Instagram para veicular suas ações, obter o maior número de seguidores é imprescindível.
Por outro lado, um alto número de seguidores não será o bastante quando eles não forem usuários qualificados. De fato, quanto mais pessoas acompanham o seu perfil, maiores serão as visualizações das suas publicações. Porém, quando esses seguidores não possuem o perfil do seu consumidor, o engajamento será baixo.
Para criar uma audiência qualificada para seus stories e publicações do feed é preciso conquistar seu espaço com bastante empenho. Ou seja, você precisará investir tempo para criar uma comunicação eficiente para seus consumidores. Só assim você conseguirá ver os números de seguidores, comentários e curtidas aumentando.
Portanto você pode impulsionar seu negócio, gerar vendas e aumentar o reconhecimento da sua marca com o Instagram. Mas, para isso, é preciso bastante esforço e sempre evitar “soluções mágicas” que oferecem por aí.
Atingir o sucesso no marketing digital exige planejamento e análises constantes a fim mensurar o desempenho das suas ações. Porém muitos profissionais pecam nesse sentido e acabam tomando como base algumas métricas de vaidade.
Essas métricas impressionam e aumentam o ego de um negócio, mas na verdade não acrescentam em nada. Isso porque elas fornecem informações irrelevantes para determinar se sua estratégia está obtendo os resultados esperados
Assim sendo, no Instagram, aumentar o número de seguidores não qualificados é uma métrica de vaidade. Como já dissemos, atingir muitos usuários que não convertem em sua página da rede social pode atrapalhar a análise de desempenho. Portanto preocupe-se em atrair um público, mesmo que pequeno, mas que pode se tornar um cliente.
Buscando resultados instantâneos muitas empresas e perfis comerciais acabam comprando seguidores no Instagram. Contudo essa aquisição não é algo vantajoso e ainda pode oferecer muitos riscos, prejudicando a imagem do seu negócio.
Ao comprar seguidores você corre o risco de atrair uma série de contas fakes para seu perfil. E isso, além de ir contra as políticas do Instagram, pode prejudicar sua imagem diante dos consumidores reais. Afinal quem gostaria de interagir com uma página com comentários e curtidas de perfis falsos?
Outro ponto, é que, mesmo que compre seguidores reais, isso também não trará benefícios ao seu perfil. A maioria não trará engajamento para sua página, assim logo perceberão que estão seguindo contas que não são do seu interesse. Como consequência não demorarão muito para deixarem de seguir sua página.
Então agora que você já sabe como não ganhar novos seguidores é hora de aprender com nossas dicas. Não perca nenhuma e comece hoje mesmo a gerar conversões através do Instagram.
A primeira etapa para você aprender como ganhar seguidores no Instagram é investindo no seu perfil. Isso porque a sua página dentro da rede social é a primeira impressão que o usuário pode ter sobre sua marca.
Ao visitar seu perfil, o consumidor, em poucos segundos, decidirá por segui-lo ou não. Portanto investir na sua página, mantendo-a sempre atualizada, publicando imagens e vídeos visualmente agradáveis e relevantes para o seu público é essencial. Logo todas as nossas dicas abaixo foram pensadas em preencher essas lacunas.
Contudo o que já vamos adiantar aqui é a questão da descrição do perfil. A biografia é um breve resumo sobre o seu negócio. Porém no Instagram, mais que isso, ela é o local no qual você pode inserir um link para direcionar o usuário. Veja na imagem abaixo.
Nessa etapa muitos costumam manter uma única descrição com um link estático, geralmente para a home do site. Todavia, principalmente se você possuir um blog, atualizar sua biografia com links para as novas postagens pode alavancar o interesse e o engajamento do seu público.
Anteriormente dissemos que os links na descrição da sua página podem entreter o usuário e, portanto, torná-lo um seguidor. Contudo nesse tópico mostraremos que o caminho inverso também é eficaz para aumentar a popularidade na rede social.
Isso porque buscar novos seguidores entre as pessoas que já conhecem sua marca é mais fácil do que conquistar novos usuários. Então se você possui blog, lista de e-mails e até outra rede social não deixe de divulgar o seu Instagram. Veja algumas dicas que separamos abaixo:
Escrever para blog é um dos melhores caminhos para atrair tráfego para um negócio digital. Portanto se você recebe visitas diariamente em seus artigos, porque não os utilizar para ganhar seguidores no Instagram?
Para tanto separamos três maneiras práticas para fazer isso:
Assim o usuário que clicar na publicação incorporada será direcionado ao perfil da marca.
Todas as três opções acima são válidas, logo nenhuma exclui a outra. Em seu site utilize as que mais se adequam à sua empresa. Assim você terá boas chances de levar seus visitantes do blog ao Instagram.
Listas de e-mails qualificadas representam o reconhecimento do público pela sua marca no ambiente digital. Ou seja, uma vez que os próprios usuários fornecem dados de contato, eles estão dispostos a receber novos conteúdos em suas caixas de mensagem.
Então se você possui uma base de contatos como essa e quer saber como ganhar seguidores no Instagram, siga essas instruções:
Como mencionamos, as outras redes sociais também são ótimos canais para ganhar mais seguidores. Afinal se um usuário o acompanha no Facebook, porque ele não gostaria de ver suas atualizações no Instagram?
Pensando nisso, é essencial fazer publicações esporádicas para incentivar outras redes sociais. Mas, apesar da importância, o foco principal da dica que traremos agora são os grupos do Facebook.
Com alto engajamento os grupos de discussão estão ganhando destaque entre os profissionais de marketing digital. Neles você pode interagir diretamente com o público consumidor, então busque um grupo do seu nicho de mercado e comece já a interagir.
Todavia saiba que os grupos foram criados para discussões entre os usuários, então atente-se ao SPAM. Utilize seu perfil pessoal, mantenha-se ativo e, sempre que possível, compartilhe uma publicação da sua marca que responda uma pergunta ou complemente algum comentário de um potencial consumidor.
Mas, caso você seja uma empresa B2B, podemos sugerir os grupos do LinkedIn. Eles funcionam da mesma maneira, porém possuem o público mais voltados para empresas.
De nada adianta saber como ganhar seguidores no Instagram se você não consegue mantê-los. Para construir uma audiência fiel o conteúdo de qualidade é o fator mais importante. Portanto fique atento às imagens e vídeos de baixa relevância e que não despertam o interesse do seu público.
Publicações assim podem fazer você perder seguidores ou até deixar de conquistar novos usuários. Mas, pensando em evitar situações como essa, separamos duas técnicas para melhorar a qualidade do seu feed.
Ao se manter fiel a um estilo, os usuários que visualizarem suas publicações, em seus respectivos feeds, logo reconhecerão sua marca. Portanto não fuja muito de sua identidade visual. Busque cores e templates que se adaptam à sua empresa e mercado no qual ela atua.
Veja o exemplo abaixo. O estilo utilizado pelo perfil do Lollapalooza é inconfundível, portanto toda vez que vemos uma publicação deles, logos vinculamos à marca do evento.
Por outro lado, manter um estilo em sua rede social não diz respeito apenas ao aspecto visual. Os conteúdos publicados também devem seguir uma linha de raciocínio. Isso porque os usuários não seguem sua empresa apenas pelos posts antigos, mas sim pelas imagens e vídeos que verão futuramente.
Por exemplo, se você é uma página de nutricionismo e publica dicas fitness e pratos saudáveis, crie uma frequência para publicações como essas. Assim os consumidores saberão o conteúdo que encontrarão em seu perfil.
Já abordamos e é verdade que o Instagram favorece os recursos visuais como imagens e vídeos. Contudo isso não quer dizer que o texto não tenha relevância, isso porque eles podem “dar voz” às suas imagens. Então faça testes, experimente abordar o seu público com grandes textos ou uma breve descrição e veja como eles reagem melhor.
Veja o exemplo do Greenpeace, o qual utiliza bons recursos descritivos para conscientizar o público sobre a questão social que há por trás daquela foto.
Ainda está em dúvida sobre como escrever uma história que prenda a atenção do seu público ou criar uma identidade que torne a sua marca reconhecida? Continue lendo o artigo, pois no próximo tópico mostraremos algumas técnicas para você não errar na sua comunicação.
Para ser mais assertivo em suas estratégias, conhecer o seu público é de extrema importância. Assim o negócio que já entende bem os desejos e comportamentos da sua buyer persona sai na frente.
Entretanto o Instagram, bem como qualquer outro canal digital, possui suas particularidades. Por ser uma rede social que busca entretenimento através dos recursos visuais, o formato de conteúdo publicado nela deve ser diferente. Afinal um mesmo usuário costuma exigir abordagens diferentes do que seria em um blog ou e-mail, por exemplo.
Confira dois métodos para entender o comportamento do seu consumidor dentro do Instagram.
O primeiro recurso para você saber como ganhar seguidores no Instagram engajando o seu público é analisando o Analytics. Disponibilizado gratuitamente a todos os perfis comerciais da rede social, ela pode promover insights precisos para não errar em suas postagens. Assim, se já sua página já tiver publicações, você terá acesso aos seguintes dados:
O Analytics do Instagram já fornece informações extremamente relevantes para a otimização da sua comunicação. Todavia se desejar relatórios ainda mais precisos, você pode optar por ferramentas pagas como o Sprout Social.
Além dos dados oferecidos pela própria plataforma, os seus concorrentes podem dar a você informações valiosas. Muitas vezes você pode ficar em dúvida se o seu público vai responder bem a um modelo ou template de conteúdo. Nesses casos, consultar seus concorrentes (principalmente os do mesmo nicho) pode pesar na sua decisão final.
Então vale lembrar que você deve aprender tanto com os acertos como com os erros dos players do mercado. Nossa dica é: siga as empresas concorrentes de todos os tamanhos, veja o que elas estão fazendo e, enfim, verifique as interações dos consumidores.
Aproveitando a deixa do último tópico acrescentamos mais uma dica essencial para quem quer saber como ganhar seguidores no Instagram. Interagir com os seguidores dos concorrentes é uma tarefa simples, fácil de aplicar, porém muito eficaz.
Escolha algumas páginas, do mesmo nicho ou de mercados semelhantes. Feito isso siga ou responda, da forma menos comercial possível, as perguntas dos consumidores. Assim eles criarão consciência sobre sua marca, logo muitos acabarão seguindo o seu perfil também.
Mas vale lembrar que aqui você pode ter melhores resultados em páginas e marcas menores. Isso porque grandes marcas e perfis famosos da rede social tendem a ter um público mais fidelizado. Ou seja, que dificilmente trocaria os produtos ou serviços delas pelo seu.
As parcerias também são essenciais para aumentar o reconhecimento e os seguidores da sua marca no Instagram. Com elas você atinge um público qualificado, pois já está inserido dentro do mercado e tem altas chances de tornar-se um consumidor. Conheça três tipos de parceria que vão alavancar sua performance.
No ambiente digital os influenciadores tornaram-se verdadeiros formadores de opinião. Segundo o Instituto Qualibest, 71% dos brasileiros que estão online seguem algum influenciador e, entre eles, 73% já adquiriu um produto ou serviço por indicação.
E, para utilizar o marketing de influência como estratégia, você não precisará de tanto investimento. Apesar das grandes empresas gastarem muito a fim de tornar influenciadores, com milhões de seguidores, verdadeiros embaixadores da marca, você não precisa trabalhar dessa maneira.
No Instagram você pode encontrar formadores de opinião de todos os tamanhos. Selecione alguns do seu nicho, proponha parcerias e, assim, você começará a ganhar mais seguidores.
Outras marcas também estão buscando saber como ganhar seguidores no Instagram, contudo elas podem ajudar você nesse processo. Na verdade, parcerias como essa tendem a promover o benefício mútuo.
Quem costuma produzir os próprios conteúdos pode ter facilidade em oferecer propostas de parceria. Ofereça uma imagem ou vídeo autoral para outra página em troca de menções ou marcações. Assim você poderá aumentar o seu alcance apenas reciclando um trabalho que costuma fazer.
Além disso, estratégias de cross-selling (venda casada) entre duas empresas são muito comuns nas redes sociais. Selecione uma marca que venda produtos complementares ao seu para gerar muitas conversões para ambas as partes.
Utilizar os consumidores para ganhar mais seguidores no Instagram pode ser a melhor estratégia para o crescimento do seu negócio. Afinal poucas ações são tão eficientes como o marketing boca a boca.
Peça avaliações, estimule seus seguidores a compartilhar seu conteúdo, envie promoções em troca de fotos com seu produto, enfim, arrume uma forma de fazer parceria. Isso porque com os próprios usuários falando sobre você, novos consumidores ficam mais seguros a converter em sua página.
As hashtags também são importantes para a estratégia de marketing digital no Instagram. Isso porque elas ajudam os usuários a encontrar publicações relacionadas a um tema. Portanto são capazes de categorizar e organizar todo o conteúdo, em vídeo ou imagem, da rede social.
Utilizar hashtags em seus posts significa que o usuário, mesmo que não siga a sua página, poderá encontrar o seu perfil quando fizer uma pesquisa sobre o assunto.
Além disso, em uma recente atualização, o Instagram possibilitou que o público passasse a seguir as hashtags. Dessa forma vincular suas publicações a assuntos com alto volume de busca torna-se ainda mais eficaz.
Por consequência essa é uma estratégia simples e bastante eficaz, na qual sua página poderá obter uma grande exposição. Consequentemente é mais uma possibilidade para aumentar o reconhecimento e os seguidores da sua marca.
Porém atenção ao escolher as hashtags, veja alguns truques para escolher a ideal para o seu negócio:
1. Pesquise palavras-chave: Palavras de alto volume costumam ser as mais pesquisadas no Instagram, porém também mais concorridas. Você pode confirmar isso também fazendo uma pesquisa no próprio campo de busca da rede social;
2. Conheça o seu nicho: Ao escolher as palavras-chave não fuja muito do seu segmento do mercado e, dependendo do assunto da publicação, seja mais específico;
3. Não escreva palavras muito longas: Elas, além de prejudicar a leitura, podem ser específicas demais e, portanto, sem tráfego;
4. Acompanhe as tendências: Grandes campanhas ou tendências de mercado publicadas no Instagram costumam vir seguidas de novas hashtags. E elas, por um período sazonal, podem ser muito importantes para atrair novas pessoas;
5. Não exagere: O exagero de hashtags torna a sua publicação visualmente desagradável e sua empresa também poderá ganhar fama de spammer.
Sem se estender muito, a oitava dica para conseguir mais seguidores no Instagram segue o mesmo raciocínio das hashtags. Ao inserir a localização em qualquer publicação, seja ela no stories ou no feed, você consegue aumentar o seu alcance.
Contudo, como você pode ver na imagem abaixo, a única diferença é que não é possível “seguir” os locais.
Seguir nossas dicas até aqui ajudarão você a criar postagens incríveis que atendem as necessidades do seu público. Contudo, se desejar impulsionar o ganho de seguidores com essas estratégias, você pode contar com os posts patrocinados.
No Instagram, assim como no Facebook, você pode criar campanhas por meio do gerenciador de anúncios. Nele você pode segmentar os usuários por interesses, idade e outros dados demográficos. Isso permitirá aumentar o alcance das suas publicações para um público qualificado.
Aqui vale lembrar que os resultados das suas campanhas serão influenciados pelo planejamento, segmentação e orçamento. Saiba mais em “Quais as vantagens de anunciar no Facebook”.
Por fim, para saber como ganhar seguidores no Instagram é preciso estar disposto a se dedicar. Seguindo todas essas dicas suas chances de aumentar a popularidade nessa rede social são bem altas. Contudo é preciso aplicá-las com consistência a fim de desenvolver o engajamento com o público.
Estatisticamente falando, uma pessoa precisa ver a sua marca ao menos 7 vezes para se lembrar dela de maneira espontânea. Afinal, como já diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”.
Porém é preciso ressaltar que publicar com frequência não é sinônimo de publicar em excesso. Posts em demasia podem saturar o feed de seus seguidores. Então faça testes e esteja sempre analisando os resultados para encontrar a regularidade ideal.