Se você possui uma empresa e deseja investir no crescimento do seu negócio, provavelmente já sabe que ter presença estratégica na internet é necessário. Mas você sabia que existem vários tipos de site, e que fazer a escolha correta é fundamental para o sucesso do seu negócio?
Optar por um determinado tipo de site sem conhecimento prévio é algo bastante arriscado, pois pode frustrar suas expectativas ou piorar a situação do seu negócio. Mostraremos quais são os principais tipos de site para ajudar você a decidir qual é o melhor para o seu negócio.
Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Sistema Web e Site são duas ferramentas muito comuns e parecidas, por isso talvez você possa já ter se confundido entre eles.
Um sistema web, se define com um software em que aqueles que são cadastrados podem se conectar de qualquer lugar, bastando apenas tem conexão com a internet. Muitas vezes é vantajoso usá-lo como forma de melhorar seu negócio, para isso, é preciso entender seu ramo e como o sistema beneficiará os envolvidos.
Você pode se perguntar: “o que é um Site afinal? ”
Um Site é composto por páginas que podem ser acessadas por qualquer navegador. Essas páginas podem conter textos, links para outros Sites, aplicações, vídeos ou imagens. Assim, existem diferentes tipos de Site. Dentro desses tipos, os Sites podem ser estáticos ou dinâmicos.
Muitas vezes quando falamos de Site e não Sistema Web estamos falando dos estáticos, que possuem caráter mais informativo e não mudam a experiência de cada usuário. Como exemplo você pode pensar em Blog e Sites institucionais.
Você sabe o que é um Sistema Web?
De modo simplificado um Sistema Web é um aplicativo que pode ser acessada por qualquer navegador, seja pelo celular, computador ou tablete. Tanto é que que ele também é chamado de Aplicação Web. Você pode acessar um Sistema da mesma forma que em um Site, por um link ou em pesquisas no Google.
Na realidade um Sistema Web é um tipo de Site dinâmico, onde a experiência do usuário é personalizada. Diferente de um Site estático, você pode ter um login, gerenciar dados, todas as possibilidades de um aplicativo. O facebook quando é aberto no navegador é um dos exemplos mais conhecidos de Sistema Web.
Mas então, qual é melhor? Site ou Sistema Web?
A resposta para essa pergunta depende do cenário que você se encontra: da sua necessidade, do seu negócio ou do público que você está atendendo. Um Sistema Web é um tipo de Site, mas mesmo dentro dos sistemas há uma enorme gama de possibilidades.
A MyWebsolution está preparada atender o mercado no desenvolvimento e criação de sites e sistemas web.
Peça já um orçamento pelo Telefone +55 11 3230 7038 ou 11 94276-9315 (whatsapp)
Os sites institucionais servem para imprimir a sua marca no mundo digital de maneira clara e objetiva. Eles são muito utilizados pela maioria das empresas, que geralmente desejam apenas manter presença na internet de forma profissional e criar uma identidade nesse meio.
O design do site institucional é bastante simples, objetivo e funcional — nada de excesso de páginas ou visão poluída. Esse tipo de site tem finalidades bastante consistentes, como:
Embora o site institucional tenha essas características mais específicas, ele permite trabalhar várias estratégias de marketing em mídias sociais, marketing de conteúdo ou links patrocinados, por exemplo.
Esse é um dos tipos de site mais indicados para quem está começando um negócio e possui poucos arquivos para apresentar. Como o próprio nome já sugere, o conceito dessa plataforma consiste na criação de layouts de somente uma página.
A parte principal da estrutura do site é mantido em uma página com a presença de um menu. Quando os visitantes clicam nesse menu e escolhem uma opção, a página se desloca de forma suave para a seção pretendida.
Geralmente, as interfaces dos sites One Page são muito atraentes, rápidas e organizadas, mas não é indicado colocar muitos arquivos nesse tipo de site para não deixá-lo muito carregado. Opte por um layout interessante e agradável visualmente — assim, esse modelo de site poderá ser bem útil para os propósitos da sua empresa.
Também conhecido como loja virtual ou site de vendas, o e-commerce é uma interface criada especialmente para a realização de vendas virtuais. Se você pretende ter um comércio eletrônico, portanto, esse modelo de plataforma sem dúvidas é a melhor opção.
Existem dois tipos básicos de e-commerce:
Conheça algumas vantagens gerais do modelo:
Para quem deseja ter uma loja virtual, é válido frisar que apesar de ser altamente lucrativo, criar um e-commerce não é algo simples. Antes de investir nesse modelo, portanto, procure ajuda de uma empresa capacitada. Assim, você não correrá o risco de perder seu investimento.
Muito conhecido como micro site, o Hot Site é bastante usado para a realização de campanhas temporárias. Por se tratar de uma página que possui tempo determinado para permanecer no ar, ela é utilizada principalmente para fazer lançamentos de eventos, serviços ou produtos.
Sem dúvidas, o blog é o tipo mais utilizado por empreendedores que desejam intensificar suas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
O blog funciona como uma excelente ferramenta para aumentar o número de leads, promover produtos ou serviços e fazer uma interface com o site da empresa ou outros canais online — como redes sociais, por exemplo.
Grande parte das empresas conta com um blog corporativo para interagir melhor com seu público-alvo, disponibilizando conteúdos relevantes com o objetivo de educá-los e guiá-los durante a sua jornada de compra.
Os portais não são sites muito grandes, mas todo conteúdo criado e oferecido por meio deles é 100% segmentado. Trata-se dos conhecidos conteúdos verticais.
Um portal conta com várias ferramentas capazes de construir e estreitar relacionamentos entre o produtor dos conteúdos e seus consumidores. Um exemplo dessas funcionalidades são os fóruns de discussão, pesquisas online e chats.
A interação entre pessoas nesses ambientes é muito proveitosa para as empresas, pois as equipes podem compreender melhor os problemas desses possíveis clientes e encontrar soluções mais eficientes para resolvê-las.
Os portais podem abranger vários serviços, além de notícias, jogos, criação de e-mails e muito mais. Para criar e gerir um portal, porém, é fundamental contar com ajuda profissional desde o início do processo.
Até algum tempo atrás, você poderia vender bem e lidar com a forte concorrência do mercado sem apostar em marketing digital. Contudo, após a expansão da internet fator que influenciou bastante o comportamento de compra do consumidor , só consegue sobreviver quem busca novas estratégias e consegue colocá-las em prática meio online.
Sabemos que não é pequeno o grupo de empreendedores que têm enfrentado dificuldades por conta do cenário econômico brasileiro, que continua em crise. Entre as maiores dificuldades, destaca-se a queda nas vendas e, consequentemente, a desaceleração do crescimento do negócio.
Nesse momento crítico, a única luz no fim do túnel é buscar soluções na internet ou melhor, encontrar meios de divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas possível. Nesse caso, o site se torna a ferramenta principal para cumprir esse objetivo.
Depois de entender que o seu negócio precisa de um site e conhecer os vários modelos existentes, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção para a sua empresa, não é mesmo? Bem, o site ideal será aquele que melhor corresponda aos objetivos do seu negócio. O importante é que ele tenha todos os recursos que precisa para atender bem os seus clientes, oferecendo uma experiência intuitiva, agradável e de fácil usabilidade.
Uma forma de descobrir qual é o melhor tipo de site para o seu empreendimento é buscando ajuda especializada de uma empresa de comunicação e marketing. Somente uma equipe capacitada e com experiência de mercado poderá avaliar o seu negócio de perto, fornecendo insights precisos para criar o site perfeito.
Peça já um orçamento pelo Telefone +55 11 3230 7038 ou 11 94276-9315 (whatsapp)