Vivemos uma época em que a tecnologia transforma constantemente o nosso modo de viver em diversos aspectos. O surgimento das lojas virtuais, por exemplo, tem fomentado novas experiências aos consumidores, em simultâneo, em que gera desafios a muitos comerciantes.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é que as vendas online irão gerar um volume financeiro de R$106 bilhões e um crescimento de 18% sobre o ano anterior. Por isso, quem tem foco em expandir a sua posição no mercado eletrônico precisa entender a fundo as vantagens e desvantagens do e-commerce.
Mas antes de pensar em contratar uma plataforma de mercado eletrônico, o ideal é entender o que esse serviço pode te oferecer, como as suas funcionalidades e layout, e se estão de acordo com o que você está procurando para a sua loja.
Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo para entender melhor esse modelo de negócios e o que ele, de fato, tem a oferecer a você.
De fato, o aumento das vendas online e o desenvolvimento de diferentes estratégias para expandir os canais de comércio incentivam muitos lojistas a montar um e-commerce. Mas esses não são os únicos benefícios envolvidos. Confira, a seguir, o que uma loja virtual pode oferecer ao seu negócio.
Em primeiro lugar, ao abrir um e-commerce você consegue oferecer mais praticidade aos consumidores. Afinal, o ambiente digital permite que se faça pesquisas vastas e comparativos de preços com facilidade, algo muito valorizado atualmente. Além disso, ele garante que mesmo quem mora longe da loja física possa consumir os seus produtos, recebendo-os em casa — um diferencial que ajuda a aumentar a sua carteira de clientes, devido a flexibilidade e mobilidade que a internet oferece.
Outro benefício importante ter um e-commerce é a facilidade de criar anúncios e lançá-los rapidamente na rede. Isso significa que a sua empresa não precisa gastar com impressão de materiais para manter os consumidores informados e pode mudar o status de disponibilidade do produto em tempo real.
Além disso, os sistemas de análise de dados garantem mais controle sobre o desempenho de cada oferta. Dessa forma, o gerenciamento das promoções se torna bem mais eficiente.
Como dissemos, modelos de negócio online podem ser acompanhados e analisados a partir de sistemas de análise de dados — o que é muito útil, principalmente porque eles dão uma visão geral do seu desempenho em cada trabalho.
Tráfego no site, taxa de retorno, faturamento mensal, volume de transações e ticket médio são apenas alguns exemplos de métricas e informações que você obterá ao recorrer a uma boa plataforma de e-commerce. E todo esse acompanhamento é crucial para você definir suas ações de marketing e vendas, sempre com o objetivo de atingir os clientes com mais precisão.
Além de contar com informações do seu próprio negócio, é possível descobrir detalhes relacionados ao perfil dos seus consumidores. Com base no comportamento de quem acessa o site da loja, você saberá, por exemplo:
Mais um aspecto relevante para gerar vendas é a disponibilidade do e-commerce: na web, a sua loja fica ativa 24 horas por dia. Isso significa que os clientes podem acessar os produtos e conferir detalhes da compra a qualquer momento, seja durante o dia, seja na madrugada. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para vender mais sem precisar investir muito dinheiro.
Isso se estende inclusive ao atendimento, já que é possível automatizá-lo. Você pode elaborar um questionário contendo as perguntas mais frequentes do público e disponibilizar suas respostas na loja virtual. Assim, você garante que o consumidor consiga informações relevantes sem precisar acionar um funcionário.
Como o e-commerce já está inserido no cenário digital, instigar seus clientes a seguirem sua loja em redes sociais já é um passo para integrá-los em outros conteúdos. Além de abranger outros públicos, as redes sociais ajuda a aproximar seu público com a loja e assim criar uma fidelidade.
As vendas pela internet podem oferecer ao lojista que sua marca se estenda por vários locais, sendo que pela internet não há um limite geográfico, e muitos consumidores poderão acessar o seu e-commerce atrás de seu produto.
No comércio eletrônico, você tem a vantagem de apresentar o produto mais detalhadamente com todas as informações possíveis sobre seu produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos, vídeos, preço, fretes e tempo de entrega.
Com a internet, o lojista consegue ter um melhor acompanhamento ao perfil do seu consumidor, através de dados e pesquisas. Com isso, o atendimento pode ser mais personalizado ao seu cliente e melhorar a experiência do seu consumidor, com ferramentas como o e-mail marketing e o cadastro do cliente na loja, por exemplo, que ajudam a fidelizá-lo.
Como todo modelo de negócio, a loja virtual também tem pontos que podem ser considerados negativos por quem ainda não tem o preparo necessário. Por outro lado, mesmo que o nosso objetivo seja apontar as vantagens e desvantagens do e-commerce, vale dizer que muitos desses aspectos desfavoráveis podem ser tratados como desafios a serem superados. Vejamos quais são eles.
Hoje, o cliente tem não só o poder de concluir um negócio, mas também de compartilhar as suas impressões em relação à transação, sejam elas positivas, sejam negativas. E isso pode impactar a reputação da empresa, a depender de cada caso.
Surge, então, um dos principais desafios do empresário virtual: dar sempre um retorno rápido aos pedidos do cliente, para evitar transtornos e a criação de uma imagem desfavorável da marca perante o mercado.
Cuidar do setor de logística é um dos mais complexos desafios em um e-commerce. Qualquer falha nesse trabalho pode comprometer o sucesso do negócio — afinal, quase todas as etapas tem alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual.
Nesse sentido, toda e qualquer otimização feita na logística de um e-commerce não é só bem-vinda como extremamente necessária.
Encontrar o seu e-commerce nas primeiras posições do Google seria um bom motivo para comemoração. No entanto, a maioria dos sites de comércio eletrônico não alcança o topo das buscas porque muitas pessoas tendem a listar os seus produtos, serviços e preços de forma superficial.
Para não cometer o mesmo erro, é fundamental investir em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), incluindo palavras-chave nos conteúdos e nas tags das imagens. Também é importante escolher uma URL objetiva e otimizar as descrições de produtos.
Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens do e-commerce, vale a pena conferir alguns dados que comprovam o crescimento desse modelo de negócio no mercado. Destacam-se entre as principais informações relativas ao ano de 2020:
Como podemos ver, o cenário é promissor para quem aposta nesse modelo de negócio. E a boa notícia é que, agora, você já tem noção das vantagens e desvantagens do e-commerce, podendo aproveitar as melhores oportunidades com preparo e buscar formas de superar os seus principais desafios.