Esta será a maior Black Friday
de todos os tempos”
O que motiva os consumidores a participaram da Black Friday Brasil? Os descontos de até 80% nos produtos desejados. Muitas pessoas fazem uma reserva financeira para gastar no mês de novembro. Afinal de contas, não é à toa que a iniciativa começou com um faturamento de R$ 3 milhões, em 2010, e bateu R$ 3,2 bilhões em 2019. Nesse ano, a primeira campanha pós-pandemia será no dia 27 de novembro.
O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, chegou a dizer em entrevista na imprensa que esta será a maior Black Friday de todos os tempos. Isso porque como o foco na campanha brasileira é o comércio on-line, os números demonstram que ele vem crescendo mês a mês devido ao isolamento social.
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E você já começou a se preparar para a maior campanha do comércio varejista brasileiro? Antigamente as ofertas aconteciam nas lojas físicas e, com o tempo e expansão do mercado virtual, foram para a internet. No Brasil a data já gerou polêmicas, como descontos fraudulentos, e até que foi criado o Selo Black Friday Legal, para evitar este tipo de situação. Quer aproveitar a data para ampliar as suas vendas? Preparamos 3 dicas para se planejar para a Black Friday.
Para se preparar para a Black Friday, é importante saber que pouco importa o porte do negócio, quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social. A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada. Além disso, você terá relatórios disponíveis na plataforma, facilitando o monitoramento do desempenho da sua loja.
E se você já tem sua E-commerce, é essencial revisá-lo. Melhore a descrição dos produtos e serviços, imagens disponíveis, formas de pagamento e outras características importantes no processo de venda. Estar com a loja virtual atualizada garante que os compradores não sintam-se perdidos e garante aumento no número de conversões.
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A primeira medida a ser tomada quando quer se preparar para a Black Friday é definir quais produtos serão colocados à venda com descontos. Para definir isso, analise em seu portfólio os produtos que tem maior margem para desconto, os que estão parados no estoque e aqueles que são chamados de “iscas” – são baratos, tem grande adesão e são portas de entrada para a negociação de outros com venda mais complexa.
Feita a seleção dos produtos que serão vendidos, planeje como se dará a divulgação da Black Friday em sua empresa. Essa é uma etapa importante para se preparar para a Black Friday porque seus consumidores precisam saber que você realizará descontos em seus produtos e serviços. Separe imagens das ofertas e as comunique com antecedência. Foque bastante na limitação de estoque disponível e a urgência em fechar o negócio. Utilize as características do período a seu favor e invista nisso no processo de convencimento para a compra.
Se você não trabalha com pixel de remarketing no seu site, aproveite para se preparar para a Black Friday e invista nessa estratégia. É possível instalar o pixel e criar listas de remarketing para determinados serviços e produtos e segmentar os públicos de acordo com seus interesses. No dia da Black Friday você conseguirá exibir para o público a oferta que mais lhe interessa e garantir que mais pessoas convertam.
Você pode também criar uma Landing Page específica para a Black Friday. Assim você consegue capturar o email dessas pessoas que estão interessadas nas ofertas da sua empresa. A partir dessa estratégia, é possível alcançar o seu público antes da concorrência, gerar conteúdos que pretendem gerar interesse e acelerar o ciclo de venda, com a divulgação de quais serão as ofertas e limite dos estoques.