Gerenciamento de redes sociais é o processo estratégico de administração da sua presença online em plataformas de mídia social, desde o planejamento das postagens, até a produção do conteúdo, e o monitoramento dos resultados.
O que é gerenciamento de mídia social?
Gerenciamento de mídia social é o processo de criação, publicação e análise de conteúdos postados em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, criando um canal direto e estratégico entre sua marca e seu público. À primeira vista, pode parecer um custo fora do seu orçamento, mas não se engane. Conforme entende a importância da gestão das redes sociais, você percebe a necessidade de realizar esse investimento.
Por que contratar gerenciamento de mídia social?
O gerenciamento de mídia social oferece vários benefícios, incluindo:
- Alcance: redes de mídia social, do Facebook ao LinkedIn, podem conectar você com usuários em todo o mundo. Você também pode usar plataformas de mídia social, como o Pinterest, para atingir públicos de nicho. O marketing e a publicidade tradicionais não podem corresponder ao alcance – ou preço – ou social. É por isso que o gerenciamento de mídia social é uma obrigação para as empresas.
- Usuários: incorporar a mídia social em sua estratégia de marketing permite alinhar suas iniciativas de marketing com o comportamento do usuário. Por exemplo, 74% das pessoas agora usam a mídia social ao tomar decisões de compra. Sem mencionar que 80% das pessoas recebem conselhos sobre uma compra nas redes sociais.
- Desempenho: Profissionais de marketing e proprietários de negócios concordam com o desempenho do marketing e da publicidade nas mídias sociais. Por meio do social, as empresas podem construir sua marca e até gerar leads e vendas. Quase 45% dos profissionais de marketing business-to-business (B2B) , por exemplo, conquistaram um cliente por meio do Facebook.
Com as múltiplas vantagens da mídia social , vale a pena considerar sua estratégia de marketing.
Quais plataformas o gerenciamento de mídia social cobre?
Uma pergunta comum de acompanhamento, “O que é gerenciamento de mídia social?” é sobre as plataformas incluídas. É uma pergunta inteligente, pois você deseja concentrar seu tempo e recursos nas redes de mídia social que oferecem mais valor ao seu negócio.
Aqui estão algumas das plataformas mais comuns para gerenciamento de mídia social:
Plataformas Sociais
- Youtube
Com mais de um bilhão de usuários diários , o Facebook é uma grande rede de mídia social. É por isso que as agências que oferecem serviços de gerenciamento de mídia social não se especializam apenas no Facebook, mas também o recomendam devido à variedade de sua audiência.
Saiba mais sobre o Facebook para marketing de mídia social:
- Dados demográficos: o Facebook oferece acesso a vários dados demográficos diferentes, desde idosos e jovens a homens e mulheres. Além disso, mais de 50 por cento dos adultos nos EUA usam o Facebook várias vezes ao dia, o que permite que você se conecte com diversos segmentos de seu público-alvo.
- Usos: de uma perspectiva de gerenciamento de mídia social, o Facebook é útil para construir relacionamentos com clientes existentes e futuros. Também pode ajudar a construir fidelidade à marca, o que pode encorajar compras futuras.
- Vantagens: uma grande vantagem do Facebook é que ele apresenta uma ampla variedade de anúncios e formatos de conteúdo, de fotos a vídeos e texto. Melhor ainda, para mais de 40% dos profissionais de marketing business-to-business (B2B) , isso levou a novos clientes.
Não importa seu setor ou objetivos, espere usar o Facebook em sua estratégia de mídia social.
Com 330 milhões de usuários , o Twitter não oferece o mesmo alcance que o Facebook. No entanto, ele fornece à sua empresa acesso a um grupo de usuários que se envolve com marcas diariamente. Dependendo do seu público-alvo, isso é uma vantagem.
Saiba mais sobre o Twitter para marketing de mídia social:
- Demografia: menos de 25% dos adultos nos EUA têm uma conta no Twitter, mas a plataforma de mídia social oferece acesso competitivo a usuários com idades entre 18 e 29 anos – 40% dos usuários do Twitter são dessa faixa etária. Eles também estão ativos na plataforma várias vezes ao dia.
- Usos: ao contrário do Facebook, o Twitter se concentra mais nas notícias. Ele também enfatiza as conversas bidirecionais entre os usuários, sejam eles uma marca ou um consumidor. Se você deseja interagir com seu público-alvo, o Twitter é uma boa opção.
- Vantagens: uma vantagem do Twitter são seus usuários – eles são ativos e ficam felizes em interagir com outros usuários. O Twitter também apresenta um público específico, o que é útil se pessoas entre 18 e 29 anos estiverem em seu mercado-alvo.
O Twitter não é para todas as empresas, mas oferece valor para aqueles em determinados setores.
Com mais de um bilhão de usuários ativos a cada mês, o Instagram está se tornando um novo padrão para serviços de gerenciamento de mídia social. Seu foco em imagens, assim como em vídeos, incentiva as empresas a encontrar maneiras criativas de capturar e envolver seu público.
Saiba mais sobre o Instagram para marketing de mídia social :
- Dados demográficos: o Instagram é a principal plataforma para conectar usuários com idades entre 18 e 29 anos, bem como entre 30 e 49 anos . Quase 65 por cento dos americanos entre 18 e 29 anos usam o Instagram – para usuários entre 30 e 49 anos, o número gira em torno de 40 por cento.
- Usos: como o Facebook, o Instagram é útil para estabelecer uma relação com os consumidores, bem como envolvê-los. Dependendo do seu setor, você também pode usar o Instagram para gerar novos leads. É por isso que as empresas de varejo, entretenimento e beleza costumam usar a plataforma.
- Vantagens: um benefício do Instagram é que os usuários adoram usar a plataforma. É por isso que 60% fazem check-in várias vezes ao dia, o que aumenta a chance de que os usuários não apenas vejam suas postagens, mas também interajam com eles.
Para certos mercados, o Instagram é uma plataforma obrigatória em sua estratégia de mídia social.
Como a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn oferece acesso a mais de 550 milhões de usuários . É por isso que é uma plataforma ideal para empresas que buscam recrutar candidatos, bem como se estabelecer como líderes do setor.
Saiba mais sobre o LinkedIn para marketing de mídia social :
- Dados demográficos: o LinkedIn é uma plataforma popular entre os graduados, razão pela qual 50% dos graduados mantêm um perfil no LinkedIn. Melhor ainda, 90% dos usuários do LinkedIn também estão no Facebook, o que é útil se sua estratégia se concentra em ambas as plataformas.
- Usos: como o Twitter, o LinkedIn é útil para compartilhar materiais relacionados a notícias, como anúncios de empresas ou notícias específicas do setor. Ele também pode ajudar a desenvolver relacionamentos com outras empresas, além de construir sua reputação por meio do marketing de conteúdo .
- Vantagens: o LinkedIn oferece alguns benefícios para empresas, especialmente operações B2B. Para leads de B2B da mídia social, 80% vêm do LinkedIn . É por isso que mais de 60% dos profissionais de marketing acham que é a plataforma mais eficaz para seus negócios.
Dependendo de seus objetivos, mercado e operações, o LinkedIn pode oferecer várias vantagens.
YOUTUBE
Com mais de um bilhão de usuários , o YouTube oferece acesso a mais de 70% dos adultos nos Estados Unidos. Em resposta, as empresas estão fazendo mais com suas contas do YouTube, desde a criação de vídeos instrutivos até a exibição de material de bastidores.
Saiba mais sobre o YouTube para marketing de mídia social :
- Demografia: como o Facebook, o YouTube apresenta uma ampla gama de usuários, de 18 a 65 anos ou mais. Até 40% das pessoas com 65 anos ou mais assistem ao YouTube, enquanto quase 68% das pessoas com 50 a 64 anos visitam a plataforma.
- Usos: com o YouTube, sua empresa pode fornecer aos usuários conteúdo informativo. Alguns exemplos incluem vídeos de instruções sobre seus produtos, bem como vídeos explicativos relacionados ao seu setor ou serviços. Isso pode aumentar o conhecimento da marca do usuário, bem como levar a conversões.
- Vantagens: um benefício notável do YouTube é que ele converte mais do que qualquer outra plataforma de mídia social – até mesmo o Facebook. Isso pode levar a grandes ganhos para sua empresa, especialmente se você estiver oferecendo um produto caro.
Embora consuma mais tempo do que outros canais de mídia social, o YouTube vale o investimento.
O Pinterest possui mais de 200 milhões de usuários , oferecendo às empresas um forte foco visual, como fabricantes de armários, lojas de roupas e floriculturas, a chance de se conectar com as pessoas de seu público-alvo.
Saiba mais sobre o Pinterest para marketing de mídia social :
- Demografia: esta plataforma de mídia social apresenta um forte público feminino, com mais de 40% das mulheres – e apenas 16% dos homens – usando o Pinterest. Usuários com idades entre 18 e 49 anos também dominam a plataforma.
- Usos: o Pinterest é excelente para mostrar seu produto de forma não promocional. Por exemplo, você pode destacar os usos e características de seus produtos. Você pode até mesmo se conectar com influenciadores para promover ainda mais seus produtos.
- Vantagens: uma vantagem do Pinterest é que os usuários contam com ele para planejar compras futuras, com um estudo descobrindo que mais de 85% da geração do milênio o usa para esse fim. Como resultado, você está se conectando com consumidores que já planejam comprar.
Dependendo do seu público, o Pinterest é um ativo para seus serviços de gerenciamento de mídia social.
Embora as agências variem nas plataformas em que se especializam, a WebFX se concentra em várias plataformas de mídia social. Nossos serviços de gerenciamento de mídia social estão disponíveis para Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest.
Melhores ferramentas de gerenciamento de mídia social
Se você está animado para começar a usar a mídia social, pode tornar a experiência (e sua produtividade ) ainda melhor com ferramentas de gerenciamento de mídia social. Essas ferramentas pagas e não pagas podem ajudá-lo a agendar conteúdo, responder a comentários e muito mais.
Algumas das melhores ferramentas de gerenciamento de mídia social incluem:
- Buffer: uma ferramenta paga, o Buffer pode ajudá-lo a gerenciar contas sociais, estabelecer uma programação de postagem, agendar postagens em mídia social e muito mais. Além disso, está disponível como um aplicativo móvel para tornar o gerenciamento de mídia social descomplicado.
- Hootsuite: outra ferramenta de gerenciamento de mídia social paga, o Hootsuite ajuda você a gerenciar todas as suas plataformas de mídia social, responder a perguntas e comentários de usuários em todos os canais e monitorar o desempenho de sua estratégia de mídia social por meio de análises.
- CoSchedule: uma ferramenta paga, o CoSchedule se concentra em mais do que gerenciar suas redes sociais. Programe suas postagens de mídia social, bem como crie calendários de conteúdo, publique postagens de blog e muito mais.
Navegue por nossa lista completa de ferramentas de gerenciamento de mídia social recomendadas para encontrar a perfeita!
O que o gerenciamento de mídia social inclui?
Devido à ampla definição de gerenciamento de mídia social, é natural imaginar o que o gerenciamento de mídia social inclui. Você quer saber onde deve concentrar seus esforços, bem como quanto tempo a mídia social exigirá.
Normalmente, você pode esperar focar nestes nove processos:
1. Pesquisando seu público-alvo
Investigar seu público é uma parte central do gerenciamento de mídia social. Se sua agência – ou sua empresa – não sabe quem é seu público, isso torna o desenvolvimento de uma estratégia de mídia social um desafio.
Saiba quem é o seu público e saberá onde encontrá-lo online.
Isso é fundamental, pois você deseja maximizar seu investimento em gerenciamento de mídia social. Ao segmentar seu público em sua plataforma preferida, você pode obter um maior retorno sobre o investimento (ROI) .
Quando seus serviços de gerenciamento de mídia social incluem pesquisa de público, essas práticas garantem que eles invistam seu orçamento de marketing e gastos com publicidade na criação de conteúdo e anúncios que visam os usuários certos, em vez de qualquer pessoa que precise de atendimento odontológico.
Invista em serviços de gerenciamento de mídia social, e você pode esperar que seu gerente de conta pergunte sobre seu público-alvo no início. Em alguns casos, uma agência pode tomar a iniciativa de perguntar sobre seu público-alvo quando você ligar para discutir seus serviços.
2. Criação de sua estratégia de mídia social
Antes que seu gerente de conta possa lançar sua campanha de mídia social, ele precisa desenvolver sua estratégia . Na maioria dos casos, eles se concentrarão na construção de uma estratégia para cada plataforma devido às diferentes funções e usos do Twitter, LinkedIn, Facebook e outras plataformas de mídia social.
Além de considerar seu público, eles também analisam os seguintes fatores:
- Seus objetivos: O que sua empresa deseja alcançar com a mídia social? Você deseja criar mais consciência da marca entre os consumidores ou estabelecer a fidelidade à marca entre os clientes existentes? Ou há outra meta que você deseja alcançar?
- Seu setor: o que o público em seu setor deseja saber? Existem lacunas de conteúdo que sua empresa pode preencher, como postagens em blogs ou guias que você pode compartilhar nas redes sociais? Ou existem líderes do setor com os quais você pode se conectar em diferentes plataformas?
- Sua marca: qual é a voz de sua marca? Você tem um conjunto de padrões ou processos ao se envolver com clientes em um fórum público? Ou como sua marca influencia as cores e a mídia que você usa?
Algumas dessas perguntas, como seus padrões e metas de marca, exigirão sua opinião direta. Na WebFX, estamos sempre curiosos para saber mais sobre sua empresa – é essa curiosidade que nos permite criar estratégias de mídia social poderosas e personalizadas.
3. Projetando suas contas de mídia social
Com apenas 26 por cento das empresas usando mídia social em sua estratégia de negócios, é compreensível se você precisar criar ou atualizar sua conta em plataformas diferentes, como Instagram ou Twitter. É fundamental, no entanto, que suas contas de mídia social coincidam com sua marca.
Na maioria dos casos, o design de mídia social se concentrará nas imagens estáticas de sua conta, como as seguintes:
- Seu cabeçalho e plano de fundo do Twitter
- Seu cabeçalho, ícone e foto de perfil do Facebook
- Sua foto de perfil do Instagram
Depois de projetar suas contas de mídia social – e você aprovar os designs – seu especialista em mídia social pode começar a trabalhar em direção às suas metas de marketing, como aumentar o engajamento pós- vendas ou gerar conversões .
4. Desenvolvendo seus anúncios
Dependendo dos objetivos de sua empresa e plano de serviço, seu gerente de mídia social desenvolverá uma estratégia de publicidade para sua empresa. Se você deseja ganhar seguidores mais genuínos, bem como incentivar o envolvimento do usuário, os anúncios de mídia social são essenciais.
As plataformas, do Snapchat ao Facebook , variam em sua abordagem aos anúncios. Eles apresentam diferentes tipos de anúncios, bem como objetivos diferentes. O Facebook, por exemplo, oferece a opção de criar anúncios para aumentar o conhecimento da marca, gerar leads, ganhar visitas à loja e muito mais.
Alguns outros recursos de anúncio que seu gerente de mídia social analisará incluem:
- Público
- meios de comunicação
- Conteúdo
- Frases de chamariz (CTA)
- Custo por clique (CPC)
- E mais
Todos esses são fatores críticos que influenciam o sucesso do seu anúncio. Você pode criar um anúncio com um CTA atraente , mas se direcioná-lo ao público errado, não verá os resultados esperados.
Antes de lançar uma campanha publicitária, você deve ter a chance de revisar e aprovar seus anúncios.
5. Construindo seu calendário de conteúdo
Outro produto incluído na maioria dos serviços de gerenciamento de mídia social é um calendário de conteúdo para cada uma de suas contas de mídia social. Este calendário serve como um ponto de referência para você e sua equipe profissional de gerenciamento de mídia social.
Em seu calendário de conteúdo, que incluirá o mês atual, você pode ver as postagens agendadas para suas contas de mídia social. Essas postagens podem incluir anúncios de empresas e notícias de feriados, bem como conteúdo compartilhado, como uma postagem de blog do seu site ou uma imagem de um cliente.
Antes de publicar essas postagens, seu gerente de mídia social provavelmente solicitará que você analise e aprove todo o conteúdo com antecedência. Embora isso exija algum esforço de sua parte, garante que o único conteúdo que vai ao ar é o que você deseja.
6. Criação de conteúdo específico da plataforma
Um especialista em mídia social faz mais do que construir um calendário de conteúdo para sua empresa – eles também criam o conteúdo nele. Em alguns casos, eles podem supervisionar todos os aspectos da criação de conteúdo, desde o desenvolvimento do tópico até a redação da cópia e a seleção da mídia.
Se o seu calendário incluir conteúdo de terceiros – talvez você esteja compartilhando uma postagem do blog de um influenciador que menciona seu produto – seu gerente de mídia social garantirá que eles tenham o link e a legenda apropriados para compartilhar em suas contas de mídia social.
7. Respondendo a seus seguidores
Uma responsabilidade diária incluída em muitos serviços de gerenciamento de mídia social é interagir com seus seguidores, bem como com os comentaristas. Para muitas empresas, esse serviço é inestimável, pois tem um impacto direto no reconhecimento e na fidelidade da marca.
Para usuários de mídia social, a interação de sua empresa com eles demonstra que você se preocupa. Em muitos setores, isso diferenciará sua empresa da concorrência. Pode até se tornar um ponto de venda para os consumidores, especialmente porque mais de 65% das pessoas usam a mídia social para atendimento ao cliente.
8. Aumentando seu alcance social
Os anúncios não são a única maneira de seu especialista em mídia social aumentar seus seguidores, bem como sua presença nas redes sociais. Como parte de seus serviços de gerenciamento de mídia social, seu provedor pode entrar em contato com influenciadores e organizações confiáveis em seu setor.
Isso pode levar à cobertura de sua empresa por esses indivíduos, o que pode conectá-lo aos seguidores deles. O resultado é mais exposição para sua marca, além da chance de ganhar mais seguidores e clientes.
É uma chance para você, assim como para outra organização, obter cobertura.
9. Monitorar o desempenho de sua mídia social
Uma parte crítica do gerenciamento de mídia social é monitorar o desempenho de seus esforços. É por isso que sua equipe de especialistas em mídia social rastreará o desempenho de seus anúncios, bem como o conteúdo criativo, e compartilhará esses resultados com você.
Com o MarketingCloudFX da WebFX, garantimos que você pode ver o desempenho, bem como o retorno do seu investimento. Esse aplicativo proprietário, que o software de inteligência artificial da IBM Watson oferece, também oferece várias outras ferramentas úteis para seus esforços de marketing digital fora da mídia social.
Quando você investe em serviços de gerenciamento de mídia social – ou qualquer serviço de marketing digital – é essencial que você faça parceria com uma agência que não apenas monitora o desempenho de suas contas de mídia social, mas também reage quando esse desempenho cai.
Você quer um parceiro que desenvolva um plano de ação para melhorar o baixo desempenho também – não alguém que o desculpe. Adote essa mentalidade e você encontrará a melhor agência para o seu negócio. Esse tipo de parceria leva a melhores resultados e um melhor ROI.
Quanto custa o gerenciamento de mídia social?
Em média, as empresas gastam US $ 4.000 a US $ 7.000 por mês em gerenciamento de mídia social. Esse investimento inclui a construção e manutenção de uma estratégia de publicidade e marketing de mídia social, bem como gastos mensais com anúncios e assinaturas de ferramentas.
Dependendo do seu negócio, você pode ter custos de gerenciamento de mídia social maiores ou menores. Você pode usar essa faixa de preço, no entanto, para estabelecer um orçamento realista para seu marketing de mídia social e estratégia de publicidade.
Por que investir em serviços de gerenciamento de mídia social?
As redes sociais oferecem à sua empresa uma grande oportunidade de fazer crescer a sua marca e os seus negócios. É um desafio para muitas organizações, especialmente pequenas e médias empresas (SMBs), reservar tempo e recursos para o gerenciamento de mídia social.
É por isso que muitos investem em serviços de gerenciamento de mídia social, que oferecem as seguintes vantagens:
- Economize tempo: o tempo é uma das causas mais comuns para as empresas abandonarem as mídias sociais. Quando você contrata uma agência de mídia social , obtém um parceiro que cuida de todos os seus esforços de mídia social. Você economiza tempo sem sacrificar um canal de geração de receita.
- Obtenha um especialista em mídia social: os serviços profissionais de gerenciamento de mídia social também fazem parceria com um especialista. Você não precisa se preocupar com o tempo ou custo de contratação interna de um especialista em mídia social. Em vez disso, você pode acessar imediatamente a experiência de um.
- Mantenha uma estratégia de qualidade: uma agência de mídia social também garante que sua estratégia de mídia social permaneça ativa e de primeira linha. Eles monitoram e aprimoram continuamente (e de forma proativa) sua abordagem para gerar os resultados que você deseja, desde o reconhecimento da marca até os seguidores e as vendas.
- Alcance metas agressivas: como a maioria das empresas, sua empresa provavelmente deseja resultados mensuráveis das mídias sociais. Você pode até ter alguns objetivos ambiciosos, como atingir uma certa contagem de seguidores. Uma agência de mídia social especializada pode ajudá-lo a atingir esses objetivos.
Se você está lutando com o gerenciamento de mídia social, não está sozinho.
Muitas empresas tentam lançar e manter campanhas sociais, incluindo seus concorrentes. Fique à frente de sua concorrência e use as redes sociais ao máximo, explorando e investindo em serviços de gerenciamento de mídia social .
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