O pagamento por CPC é um dos preferidos pelos editores, já que não tem a necessidade de vender nada nem oferecer “milhões” de exibições ao anunciante para ganhar algo, como é o caso do CPM.
Atualmente, no Brasil, o Google oferece através do AdSense essa forma de pagamento. A cada Clique dado a um banner de imagem ou de texto, é contabilizado um clique e gerado o respectivo valor para o editor.
Alguns sistemas controlam cliques múltiplos advindos de um único usuário ou IP, que pode ser considerado como fraude. Por isso, grande parte dos sistemas de afiliados, incluindo o Google, podem até permitir vários cliques de um único IP (isso pode acontecer em uma
Universidade, onde há milhares de computadores em rede), mas, neste caso, os cliques passam a ser acompanhados cuidadosamente para evitar fraudes e permitir que o sistema continue funcionando com idoneidade. Não há um valor “ideal” para CPC, mas a maioria dos programas de afiliados paga algo em torno de US$ 0,10, em média.
A Expressão CPC também pode ser usada para determinar o ganho médio de um editor que obteve diversos cliques.
Trata-se da divisão dos ganhos totais pelo número de cliques obtidos. Assim, por exemplo, se um editor teve 3 cliques: um de US$ 0,10; outro de US$ 0,12 e outro de US$ 0,05, o CPC médio será (0,10+0,12+0,05)/3; ou seja 0,27/3; ou 0,09, o que significa que o ganho médio por clique foi de US$ 0,09.
Diversos editores reportam cliques de menos de um centavo, o que não foi totalmente confirmado, já que pode ser resultado de entendimento errôneo dos ganhos efetuados por outro sistema de pagamento.