O que é CPM, CPM significa “Custo por Mil”. É o que um anunciante paga (ou um editor recebe) por cada mil exibições do anúncio em seu site. Assim se um editor recebeu em certo dia R$ 4,50 por 3.000 exibições, significa que o anunciante está pagando um CPM de R$ 1,50, ou seja, se o site exibir o anúncio mil vezes, receberá R$ 1,50. Se exibir duas mil vezes, receberá R$ 3,00, se exibir 10.000 vezes, receberá R$ 15,00. Normalmente este é o sistema preferido de muitos editores, já que os ganhos não dependem de outros fatores, como cliques e ações de vendas ou de cadastros. Basta exibir os anúncios para receber o equivalente.
Ainda que o editor não exiba o anúncio mil vezes, receberá o equivalente proporcional. Assim, se o anúncio utilizado como exemplo acima for exibido 100 vezes, o editor receberá R$ 0,15.
Na prática, anúncios que pagam 4 a 5 Reais por mil exibições já são considerados como lucrativos. Sites americanos chegarama receber, nos idos anos 1990 a 2000, valores que chegavam a alguma dezenas de dólares por mil exibições. Era a época de ouro da Internet com a sua chamada “bolha”. Atualmente, programas de afiliados pagam, em média, R$ 0,50 a R$ 0,60 de CPM em campanhas desse tipo.
Interessante notar que, mesmo em inglês, se utiliza a mesma expressão, ainda que “mil” em inglês seja “Thousand”. A explicação é que os americanos Utilizam a expressão “Cost per M”, já que a letra “M” em algarismos romanos significa Mil. Não deve ser confundido com eCPM.
Mas, como você deve imaginar, quanto mais recursos, maior e mais visível for o espaço de anúncio, maior o CPM dessa campanha.
Por isso é importante que, ao optar por esse formato de anúncios, você relacione o seu orçamento ao tempo em que o seu anúncio leva para gerar 1000 visualizações dentro do canal escolhido.
Quanto mais rápido você alcançar esse número de visualizações, mais recursos serão necessários para que a sua campanha rode por muito tempo.
Lembrando que essa precificação é por visualizações. Por isso, independe se o visitante do portal clicar ou não em sua campanha, você será cobrado por ela.
Dessa forma, essa estratégia é indicada principalmente para empresas de médio e grande porte que já possuam uma estrutura de Marketing bem definida e uma estratégia clara. Do contrário, por mais que a campanha gere resultados, o custo dela será maior, em relação por exemplo a outros modelos de precificação.
Você pode optar por esse formato de anúncios desde para promoções específicas quanto para campanhas de fortalecimento da sua marca ou institucionais.
Mas lembre-se sempre de criar um anúncio atrativo o suficiente para que o visitante da página se sinta motivado para ler e principalmente interagir com o anúncio, se o seu objetivo é gerar conversões.
Porém, uma dica que damos é: se o seu objetivo também é encantar, lembre-se de pensar em como o seu anúncio pode interferir na experiência do usuário.
Para se ter uma ideia, o Adblock Plus, um aplicativo utilizado para bloquear pop ups em sites, alcançou a marca de 500 milhões de downloads. Isso mostra o quanto os usuários não gostam de ter suas experiências com o site afetadas pelos anúncios das marcas.