Aliás deveria ser assim também com as pessoas, mas isso é assunto pra outro tipo de conversa em outro momento.
Nos últimos anos, em função dos trabalhos como consultor e professor, tenho estudado outras disciplinas de marketing digital, nesse processo tornou-se muito claro como a interligação entre essas diferentes ferramentas é importante para maximizar os resultados do cliente.
Abaixo seguem alguns tópicos que valem a pena considerar numa estratégia multicanal:
Modelo de atribuição
Ao analisar quais as origens de conversão de sua estratégia digital o e-mail marketing geralmente aparece com bastante destaque, porém se mudarmos o modelo de atribuição para First Interaction ao invés de Last Interaction em geral redes sociais e busca orgânica ganham um destaque maior. A causa para acontecer é porque os canais que trazem o visitante para o seu site pela primeira vez não são necessariamente os mesmo que geram a conversão. Alguém pode conhecer seu e-commerce nas redes sociais e assinar uma newsletter, no futuro quando ele receber uma oferta por e-mail ele decide fazer a compra. Sem as redes sociais a venda via e-mail não teria acontecido, sem o e-mail o acesso vindo de redes sociais não teria convertido em venda.
Ativo de comunicação
Quanto mais fãs ou seguidores você possui em redes sociais maior é o potencial de alcance da sua comunicação. Porém quando os usuários saem de uma ferramenta para outra nem sempre você conquista o mesmo usuário nessa nova plataforma.
Já em algumas plataformas podem alterar o algoritmo de distribuição de conteúdo limitando significativamente o seu alcance.
O e-mail é menos efêmero, é mais difícil trocar de e-mail do que de perfil em redes sociais.
Ter o mesmo usuário em diferentes plataformas e também ter o seu e-mail garante que esse usuário vai ficar mais tempo no seu loop de comunicação e eventualmente vai se transformar em um cliente.
Diversificar os canais sociais de sua estratégia e usar uma estratégia de captação de e-mails em paralelo a estratégia de redes sociais aumenta o seu ativo de comunicação.
Uma das ferramentas que tenho testado para diversificar essa comunicação é o E-goi, uma ferramenta de e-mail multicanal, onde você pode, por exemplo, enviar um SMS para quem não abriu o último e-mail.
Personalização
É possível obter um grau de segmentação bem avançado anunciando em redes sociais, isso é ótimo para captação de novos usuários, porém para converter usuários que já fazem parte da sua base de relacionamento em atuais consumidores a personalização dos e-mails pode ajudar muito.
É possível enviar e-mails para um usuário específico com base em partes do site que ele navegou, com base nos produtos abandonados no carrinho, com base nas suas últimas compras. E é possível combinar dados do perfil de redes sociais com o cadastramento de uma newsletter se você implantar o Facebook Connect como forma de se registrar no seu site.
Existem muitas outras formas de combinar redes sociais e e-mail marketing, além de outras disciplinas do marketing digital, pretendo fazer mais posts similares num futuro próximo e espero que esse poucos tópicos tenham lhe ajudado a refletir um pouco mais sobre a diversidade da sua estratégia atual.