SEO significa “otimização do mecanismo de pesquisa”. Em termos simples, significa o processo de melhorar seu site para aumentar sua visibilidade para pesquisas relevantes. Quanto melhor visibilidade suas páginas tiverem nos resultados de pesquisa, maior será a probabilidade de você chamar a atenção e atrair clientes existentes e em potencial para sua empresa.
Mecanismos de busca como Google e Bing usam bots para rastrear páginas na web, indo de um site para outro, coletando informações sobre essas páginas e colocando-as em um índice. Em seguida, os algoritmos analisam as páginas do índice, levando em consideração centenas de fatores ou sinais de classificação, para determinar a ordem em que as páginas devem aparecer nos resultados da pesquisa para uma determinada consulta.
Os fatores de classificação de pesquisa podem ser considerados proxies para aspectos da experiência do usuário. Nossa tabela periódica de fatores de SEO organiza os fatores em seis categorias principais e pondera cada uma com base em sua importância geral para o SEO. Por exemplo, a qualidade do conteúdo e a pesquisa de palavras-chave são fatores importantes para a otimização do conteúdo, e a capacidade de rastreamento e a compatibilidade com dispositivos móveis são fatores importantes da arquitetura do site.
Os algoritmos de pesquisa são projetados para exibir páginas relevantes e autorizadas e fornecer aos usuários uma experiência de pesquisa eficiente. Otimizar seu site e conteúdo com esses fatores em mente pode ajudar suas páginas a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
Ao contrário dos anúncios de busca pagos , você não pode pagar os motores de busca para obter classificações de busca orgânica mais altas.
O SEO é uma parte fundamental do marketing digital porque as pessoas realizam trilhões de pesquisas todos os anos, geralmente com a intenção comercial de encontrar informações sobre produtos e serviços. A pesquisa costuma ser a principal fonte de tráfego digital para marcas e complementa outros canais de marketing. Maior visibilidade e classificação mais alta nos resultados de pesquisa do que a concorrência podem ter um impacto material em seus resultados financeiros.
No entanto, os resultados da pesquisa têm evoluído nos últimos anos para fornecer aos usuários respostas e informações mais diretas, com maior probabilidade de mantê-los na página de resultados em vez de direcioná-los a outros sites.
Observe também que recursos como pesquisas aprimoradas e Painéis de conhecimento nos resultados da pesquisa pode aumentar a visibilidade e fornecer aos usuários mais informações sobre sua empresa diretamente nos resultados.
Vale a pena estudar mais sobre este tema e a força desta área no marketing digital atual.